Análise de mercado
Nesta primeira etapa é feita uma avaliação do potencial de vendas do futuro shopping, projetada pelos 15 primeiros anos de operação. É definida sua área de influência. E feita a projeção da população e sua renda. Um levantamento da rede comercial concorrente instalada em volta é avaliado. O cálculo do potencial total de consumo da área de influência é levantado. É estimada a participação de mercado e feito o cálculo da dimensão do shopping e suas possibilidades de expansão.
Concepção do projeto
O projeto do shopping é concebido pela Conshopping do ponto de vista de mercado e sua viabilidade financeira. A área bruta locável é definida e verificada. É feito um estudo, junto com o escritório de arquitetura, da legislação municipal vigente. O tipo de shopping é definido segundo o perfil do consumidor e a área de influência. É feito um layout básico, mostrando a circulação central (mall), as áreas de âncoras, as lojas satélites, a praça de alimentação e a praça de eventos. São previstas também as circulações verticais: escadas rolantes, elevadores e escadas fixas. É projetada a implantação do shopping no terreno, maximizando o seu estacionamento.
Viabilidade financeira
Aqui é feita uma análise financeira do projeto até sua inauguração e projetada sua renda líquida pelos primeiros 10 anos de operação. Todas as receitas são estimadas: de locação, de cessão de direitos (luvas) e eventual venda de lojas âncora, e seu recebimento no prazo. É feita também a previsão de todas as despesas e custos para a construção e realização do empreendimento. As despesas operacionais do shopping pelos primeiros 10 anos também são calculadas. E o saldo de caixa de cada mês/ano. O retorno do capital é analisado, assim como sua remuneração.
Mix de lojas
Com o plano de distribuição das lojas (tenant mix) e a estratégia de comercialização das lojas satélites, é definido o preço da locação e da cessão de direitos. Junto com a agência de propaganda tem início o processo de elaboração da campanha de lançamento e da promoção de eventos.
Comercialização
Comercializar um shopping é montar um ponto comercial. E para um ponto comercial fazer sucesso é preciso conhecer os lojistas que são sucesso. Para isso, a Conshopping seleciona as lojas, em seu cadastro com 6.000 nomes, que deverão compor o mix. Uma equipe treinada vai visitar os lojistas que foram escolhidos visando a maximização das vendas do shopping.
Avaliação
O valor de um shopping center está intimamente ligado a sua capacidade de gerar aluguéis. Esta capacidade depende do potencial de mercado e da seleção dos lojistas (tenant mix). Uma avaliação mercadológica vai mostrar o potencial de faturamento das lojas. E uma avaliação financeira vai projetar a renda de aluguéis e o valor residual da propriedade trazidos a valor presente.
Montagem de Empreendimentos
A partir da seleção e obtenção de um terreno, a Conshopping realiza também todas as etapas até a viabilização financeira e comercial do empreendimento, estruturando um grupo de empreendedores/investidores.